Parâmetros físicos em silos tipo “bag”
11 de outubro de 2002
Produtores brasileiros não acreditam em confisco de terras no Paraguai
15 de outubro de 2002

Brasileiros podem perder fazendas na fronteira paraguaia

A Câmara de Deputados do Paraguai aprovou na quinta-feira (10) um projeto de lei polêmico, que proíbe que estrangeiros tenham propriedades na fronteira. A legislação, que estabelece uma faixa de segurança de 50 km nas fronteiras, seria uma represália ao Brasil e Argentina, que determinaram o fechamento das fronteiras e a proibição da entrada de gado e produtos agrícolas oriundos do Paraguai, em função da suspeita de foco de febre aftosa.

A medida poderá significar o confisco de terras de brasileiros que possuem propriedades ao longo da fronteira com o Paraguai na divisa com os departamentos de Alto Paraná, Amambay e Canindeyu. No departamento de Canindeyu, por exemplo, cerca de 80% das fazendas são pertencentes a brasileiros.

As informações foram divulgadas pelo jornal paraguaio ABC Color, de Assuncíon. A reportagem diz que o projeto foi aprovado por unanimidade. Além de proibir que os estrangeiros comprem terras nesta faixa de fronteira de 50 km, o projeto prevê que os cartórios que violarem a lei perderão seu registro, assim como os funcionários públicos.

Segundo o projeto de lei, as terras de proprietários brasileiros devem ser confiscadas ou vendidas ao Estado em um prazo máximo de 10 anos. A matéria foi enviada para estudo no Senado.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Rosana Siqueira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.