A BSBios e o Grupo Madero assinam nesta quarta-feira em Curitiba um contrato que permitirá que o óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês) na rede de restaurantes seja direcionado à produção de biodiesel. Segundo a BSBios, o acordo envolve 270 restaurantes em todo o país. O valor do negócio não foi divulgado.
“Os resíduos serão cuidadosamente reservados, cumprindo os requisitos da regulamentação vigente, e recolhidos pelos mesmos veículos que abastecem os restaurantes com suprimentos — formando, assim, o processo de logística reversa. O óleo utilizado retornará à Cozinha Central do Madero, em Ponta Grossa (PR), de onde seguirá para a unidade da BSBios em Marialva (PR)”, informou a produtora do bicombustível.
Segundo a BSBios, no Brasil o óleo de cozinha usado é a matéria-prima usada em 2,25% da produção total de biodiesel. Na região Sudeste, a participação chega a 20%. Para a empresa, esse óleo representou 4% do volume de matérias-primas utilizadas em 2022, e o objetivo é ampliar essa participação.
“O uso do UC) é uma alternativa duplamente sustentável, pois diminui o descarte inadequado do resíduo e colabora para a produção de um combustível comprovadamente renovável”, diz Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBios, em nota. A companhia é uma das líderes em seu segmento.
Fonte: Valor Econômico.