Uma das maiores redes de hambúrgueres do mundo está colocando suas esperanças na carne bovina oriunda da mais conhecida raça de bovinos nativa da Escócia para ajudar na guerra pelo mercado de redes de fast food.
A Burger King lançou um hambúrguer Aberdeen-Angus nos Estados Unidos em um esforço para capturar a posição de número um do mercado do McDonald’s. O hambúrguer que deverá ser lançado na Europa em breve já gerou ao Burger King um aumento de 12,9% nas vendas nos EUA durante o mês de julho. O produto tem sido bastante promovido na América do Norte pela TV e pela internet (www.angusdiet.com), pelo comediante britânico, Harry Enfield.
Enfield representa uma sátira de um guru, chamado Dr Angus, que estimula os consumidores a seguir sua Dieta Angus Fictícia. Enquanto a promoção é bastante eficiente em promover o uso de carne bovina Angus pelo Burger King, existem algumas dúvidas sobre as origens de toda a carne bovina classificada como Angus nos EUA.
Os esquemas de carne Angus, que pagam preços melhores tanto nos EUA como no Canadá, permitem que qualquer raça de bovino seja processada através deles, desde que o animal tenha a pelagem preta. O diretor executivo da Associação de Aberdeen-Angus, de Perth, Escócia, Ron McHattie, está, apesar disso, satisfeito com os desenvolvimentos feitos do outro lado do Atlântico. Ele acredita que isso poderá representar um benefício de longo prazo para a raça se hambúrgueres similares que usem somente carne bovina Aberdeen-Angus produzidas no Reino Unido forem lançados lá.
“Se a integridade for mantida, isso levará o nome Aberdeen-Angus para um grupo de consumidores mais jovens e isso é bom em longo prazo”, disse McHattie. As rígidas regras de rotulagem na Europa garantirão que se o Burger King introduzir um hambúrguer similar no Reino Unido, este terá que usar carne bovina Aberdeen-Angus.
Muitos varejistas britânicos já comercializam hambúrgueres Aberdeen-Angus com preços melhores, incluindo o Marks & Spencer. A Burger King, sediada em Miami, disse que, apesar de estar avaliando a promoção para uso na Europa e no Reino Unido, nenhuma decisão tinha sido tomada ainda para o lançamento, nem para o uso do personagem de Harry Enfield. Um porta-voz do Burger King disse que a empresa tem como política usar sempre carne bovina do país onde está operando em seus hambúrgueres.
A carne Aberdeen-Angus é uma das poucas marcas premium de carne bovina do Reino Unido.
Tanto o Burger King, que opera 11,2 mil restaurantes em 60 países, como o McDonad’s estão enfrentando crescentes críticas nos últimos anos. Isso porque estão sendo acusados de vender produtos com alto teor de gordura que são parcialmente responsáveis pelo crescimento do problema de obesidade no mundo.
Fonte: Aberdeen Press & Journal, Reino Unido, publicado em Northcliffe Newspapers Limited, adaptado por Equipe BeefPoint