FNPC/CNA realiza encontro em Campo Grande/MS
10 de março de 2005
Mapa negocia exportação de carne para o Japão
14 de março de 2005

Bush pede a Koizumi fim de barreira à carne dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu ao Primeiro Ministro do Japão, Junichiro Koizumi, o fim da barreira de 15 meses à carne bovina norte-americana.

Os EUA querem a retirada da barreira desde sua implementação, em dezembro de 2003, após a descoberta de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, no Estado de Washington. No mês passado, alguns legisladores dos EUA alertaram sobre a possível aplicação de sanções caso o Japão não retirasse a barreira logo.

Durante sua conversa por telefone que durou 15 minutos na quarta-feira, Koizumi disse que quer retomar o comércio de carne bovina em breve. No entanto, ele não quis informar uma data, dizendo a Bush que o Japão espera a recomendação do painel de segurança alimentar. Ele garantiu que não deixará que esse assunto prejudique as relações dos dois países.

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, deverá levantar o assunto novamente quando for ao Japão no final deste mês para conversar com o ministro do Exterior, Nobutaka Machimura. Os dois diplomatas discutiram a barreira no mês passado, em Washington.

O Japão concordou em outubro com a retomada das importações de carne bovina de bovinos jovens considerados de menos risco para a doença, mas as discussões esbarraram em como confirmar a idade dos bovinos.

No começo deste mês, um painel do governo japonês recomendou que o Japão começasse a importar carne bovina dos EUA de classificação A40, que vem principalmente de bovinos de 12 a 17 meses de idade. A decisão final precisa ser aprovada pela Comissão de Segurança Alimentar e, então, pelos ministérios da Agricultura e Saúde.

Fonte: Associated Press (por Kenji Hall), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.