CADE aprova troca de ativos entre BRF e Marfrig
4 de julho de 2012
CNA: Pelé lança Time Agro Brasil, promovendo o agronegócio sustentável
5 de julho de 2012

CADE proíbe JBS de fechar plantas em três estados

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) decidiu suspender hoje (04) a possibilidade de a JBS fechar plantas ou partes de três frigoríficos adquiridos pela empresa em três Estados. Para isso, o órgão antitruste assinou três Acordos de Preservação da Reversibilidade da Operação (Apros) com a empresa.

Um trato de aquisição da Jema Participações pela JBS em Rio Branco, no Acre, outro da MJE Administradora de Bens, em Ariquemes, Rondônia e FR participações, que está instalada nas cidades de São Miguel do Guaporé, Rondônia, e em Confresa, Mato Grosso.

A decisão de congelamento foi tomada depois que membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniram com membros do conselho e demonstraram preocupação com o aumento da concentração do setor no Brasil. “A preocupação que nos foi passada é a de que o JBS pudesse fechar frigoríficos”, explicou o presidente do Cade, Vinícius Carvalho.

Com o Apro, a empresa pode até ampliar as novas plantas que adquiriu, mas está proibida de encolhê-las. “Em todos os casos, a JBS se compromete a não alterar a estrutura de ativos até o julgamento final do Cade”, comentou o presidente.

Fonte: Agência Estado, adaptada pela Equipe BeefPoint

3 Comments

  1. luiz henrique leite nogueira disse:

    Preocupa muito o setor com o que vai acontecer a longo prazo.
    Entendo que a curto prazo , o JBS tem recursos para manter estas plantas em operação , todavia esta concentração de poder cria grande desconforto no setor produtivo com o futuro da bovinocultura cartelizada , que já é realidade no país .

  2. Guga Bianco disse:

    Até que enfim. O CADE precisa ser taxativo, agir com rigor pra acabar com a farra da JBS. Queremos que eles cresçam, mas sem monopólizar, sem exterminar os pecuarista.

  3. Danilo Rodrigues Pires disse:

    infelizmente estamos nas mãos de grandes produtores que produzem para a JBS. temos de unir para conseguir fazer valer a pena nosso esforço para produzir proteína para o mundo