Após a participação na Feipan (Feira Industrial do Pantanal 2003), encerrada domingo (02), o programa Cadeia da Carne de Mato Grosso do Sul começou, na segunda-feira (03), a traçar as metas para 2004.
De acordo com Jocelita Palhano, consultora do Sebrae/MS, a participação na Feipan deste ano junto com o SIC (Serviço de Informação da Carne) motivou o Núcleo Gestor do programa a ter mais ações voltadas para a educação alimentar do consumidor.
Com base nisso, o presidente do Núcleo, Leôncio de Souza Brito Filho, e os demais membros decidiram por uma participação mais efetiva na Expogrande 2004, em abril. “Vamos ter atrações principalmente para o público jovem, com um circo onde haverá apresentações de teatro e jogos”.
Outro fator a ser trabalhado será a comunicação para donas de casa com a utilização de materiais promocionais do SIC e do PAS (Programa de Alimentos Seguros) do Sebrae e Senai. A intenção é formar uma rede informação entre associações de consumidores, clubes de mães e centros comunitários da cidade.
Também será trabalhado com maior efetividade o estado do atual comércio varejista de carnes de Mato Grosso do Sul, apontado pelo Núcleo Gestor como elo mais carente de informações da cadeia.
De acordo com a assessoria de imprensa do programa, ao contrário do comércio varejista de São Paulo, organizado em associações e sindicatos, o do Mato Grosso do Sul não possui nenhuma entidade representativa. O comércio sul-mato-grossense enfrenta problemas referentes à profissionalização e aos riscos de quebra dos açougues, devido ao fato de os negócios não estarem definidos e não terem preparo para enfrentar os supermercados.
“O açougue não tem diferencial, não tem relação nenhuma com os outros elos da cadeia, como frigoríficos, mas somente com fornecedores. A intenção é trabalhar com o açougue, comércio que não necessita de muitos investimentos, interferindo desde no layout do estabelecimento até o atendimento”, esclareceu a assessoria.
Outro objetivo é resgatar um processo iniciado em 2001, efetuando-se um diagnóstico com 65 proprietários de açougues de Campo Grande com o objetivo de discutir o assunto e iniciar um projeto-piloto, o qual não teve andamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Programa Cadeia da Carne, adaptado por Equipe BeefPoint