Polled hereford é destaque em leilões no RS
12 de novembro de 2004
Ministro avalia decisão russa como boa vontade
17 de novembro de 2004

Cai consumo de carne bovina no Japão em 2004

Dados recentemente divulgados revelam que o consumo de carne bovina no Japão está caindo substancialmente em 2004, apesar de a quantidade de carne bovina consumida no varejo não ter caído na mesma extensão.

O consumo de carne bovina no Japão caiu 14% durante os primeiros nove meses do ano, para 591.695 toneladas, com a oferta doméstica aumentando cerca de 5% e uma redução nos estoques compensando parcialmente a queda nas importações, de 25%.

Entretanto, a queda no consumo de carne bovina no Japão parece ter sido ainda mais dramática no setor de foodservice. Estima-se que os volumes de vendas de carne bovina no varejo tenham caído somente 11%, enquanto o valor das vendas caiu somente 1%, à medida que houve um aumento no preço da carne bovina disponível.

Os segmentos de mercado que sentiram um maior impacto da ausência da carne bovina dos Estados Unidos no mercado foram o gyudon (ou beef bowl – “tigela de carne” -, que consiste em um prato de arroz com fatias de carne por cima) e o yakiniku (churrasco coreano). Quase 70% da carne bovina dos EUA exportada ao Japão eram compostas de cortes de costela, que não são populares nos EUA.

O consumo de carne suína cresceu 9% no período, se beneficiando da falta de carne bovina. Já a carne de aves teve queda de 8% no consumo total, devido à menor oferta e ao receio quanto à influenza aviária.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.