Os rebanhos bovino e ovino da Austrália, o maior país exportador de carne bovina e de lã, caíram no período de um ano encerrado a 30 de junho, segundo dados divulgados pelo governo do país.
O rebanho de gado de corte da Austrália caiu para 24,17 milhões de cabeças no ano safra 2001/02, a partir dos 24,5 milhões contabilizados no ano anterior, revelou o Departamento Australiano de Estatística em seu relatório preliminar “Principais Commodities Agrícolas”.
Australian manterá seus ganhos
A Australian Agricultural Co., a segunda maior empresa de pecuária bovina do mundo, disse que seus lucros não serão prejudicados caso o Japão adote uma tarifa de importação sobre a carne bovina em vista do crescimento das vendas para o país.
A Austrália está pressionando Tóquio para que renuncie extraordinariamente à chamada tarifa de salvaguarda que poderá desacelerar a recuperação das exportações norte-americanas e australianas de carne para o Japão. Segundo uma cláusula da Organização Mundial de Comércio (OMC), o Japão pode elevar o imposto para 50%, a partir dos 38,5% atuais, toda vez que as importações trimestrais de carne crescerem 17%.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint