EUA: Promoção de verão aumentou vendas de carne bovina
22 de janeiro de 2003
Japão registra sétimo caso de EEB, o segundo em uma semana
24 de janeiro de 2003

Caiu consumo de carne bovina no Japão

O consumo de carne bovina no Japão ainda está tentando se recuperar, sendo que os dados de novembro mostram que o consumo de carne bovina neste país ainda está 11% abaixo dos níveis de antes da crise gerada pelo surgimento de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, ter acometido o país (dados de novembro de 2000). Em novembro passado, o consumo de carne bovina no Japão foi de 87,514 mil toneladas, o que denota um aumento de 30% com relação a novembro de 2001, quando o consumo foi afetado pela detecção da EEB no país (em setembro de 2001).

O consumo de carne bovina japonesa continua popular no Japão, tendo obtido um aumento de 10% com relação aos níveis de antes da crise de EEB. O consumo de carne bovina doméstica recuperou rapidamente a queda nos mercados, tendo se recuperado totalmente desde janeiro de 2002. A carne bovina importada continua absorvendo as piores conseqüências da crise de EEB, tendo seu consumo caído 22%, para 50,848 mil toneladas.

A indústria de foodservice continua se recuperando da crise de EEB. Entretanto, as vendas às indústrias dominadas por carne bovina ainda estão tentando se recuperar. As vendas ao mercado yakiniku foram 25% maiores em novembro de 2002, comparadas com novembro de 2001, permanecendo, no entanto, 20% menores, comparadas com os níveis pré-EEB.

As vendas ao mercado de hambúrguer, dominado pela carne bovina australiana, caíram 4%, comparadas com novembro de 2001, tendo ficado cerca de 10% abaixo dos níveis pré-EEB. As vendas ao mercado de bolo de carne (gyudon), dominado pela carne bovina dos Estados Unidos, aumentaram 5% comparado a novembro de 2001, mas permaneceram 4% menores que os níveis pré-EEB.

O consumo de carne bovina no Japão, apesar de ter aumentado 58% sobre novembro de 2001, permaneceu cerca de 19% menor do que nos níveis pré-EEB.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.