Na OMC, Brasil critica protecionismo europeu
6 de julho de 2017
Modernização da pecuária de corte é tema de reunião no RS
6 de julho de 2017

Caixa amplia em 65% recursos do Plano Safra

O Plano Safra da Caixa Econômica Federal, anunciado ontem, veio com incremento de recursos para o Rio Grande do Sul bem acima da média nacional. Ainda uma “iniciante” no mercado agrícola (passou a atuar no segmento apenas em 2013), a Caixa destinará para o ciclo 2017/2018 um total de R$ 10 bilhões em todo o Brasil, dos quais R$ 870 milhões para o Estado. A alta dos recursos previstos para os produtores gaúchos é de 61%, ante 25% de incremento nacional.

Para conhecer melhor a atividade rural, a Caixa começa a adotar ações com gerentes regionais especializados no segmento e ampliar participação em eventos setoriais. Também com o objetivo de aumentar a capilaridade e presença da Caixa no agronegócio, a instituição vem reforçando as parcerias com consultores e técnicos conveniados para atender o produtor e facilitar a concessão. No Rio Grande do Sul, já são 373 parceiros.

Entre as mudanças para este ano está a possibilidade de liberação total de recurso em um único semestre, o que, no ciclo passado, poderia ser feito somente de forma fracionada em dois períodos. Ainda fora do mercado de crédito rural destinado a pequenos produtores, a Caixa deve começar a operar com o Pronaf apenas na safra 2018/2019.

Na política de juros, a Caixa divulga que está trabalhando com redução de 1 ponto percentual nas linhas de custeio agrícola e pecuário (principais modalidades operadas pela instituição) e para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), que neste ciclo ficaram em 8,5% e 7,5%, respectivamente.

Fonte: Jornal do Comércio, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.