Análise Semanal – 29/10/03
29 de outubro de 2003
Mitos e verdades sobre irrigação de pastagens. 3. Estacionalidade de produção
31 de outubro de 2003

Câmara Setorial da Carne Bovina do RS debate o Sisbov

A Câmara Setorial da Carne Bovina do Rio Grande do Sul debateu na terça-feira (28), na Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), as ações do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).

O presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Fernando Adauto, considerou que, para o Sisbov ser atraente aos produtores, eles deveriam receber incentivos fiscais. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Rui Vargas, prometeu apresentar essa proposta na Câmara Setorial Nacional da Bovinocultura.

Na reunião, também foi apresentado pelo presidente do Sindicato Rural de Bagé, Paulo Ricardo Dias, o Programa Integrado de Pecuária – Indústria de Carne e Couro (Propicc). Com o programa, pecuaristas de sete municípios da zona sul do Estado visam a obter melhor aproveitamento comercial de couro, elevação da renda e geração de empregos. O projeto, que tem sido elaborado pela Emater, Embrapa Pecuária Sul, Farsul e Sindicato Rural de Bagé, prevê também o aumento do número de abates de novilhos precoces (até 16 meses). Dias estimou que, com a implantação do programa, 5,6 mil empregos possam ser gerados no Estado, sendo três mil no beneficiamento do couro na região de Bagé.

A Câmara Setorial avaliou ainda as normas técnicas da Coordenadoria de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal (Cispoa), da SAA, para frigoríficos sob inspeção municipal que solicitam adesão ao programa estadual Agregar RS Carnes.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.