O governo poderá utilizar os recursos arrecadados com o imposto de exportação sobre o couro wet blue para melhorar a qualidade do produto brasileiro. A sugestão foi feita durante a 34a Reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), realizada na quinta-feira (25). Há um ano, foi estipulado um cronograma de redução progressiva no imposto, passando de 9% a zero no período de dois anos. Hoje, a taxação sobre o produto está em 7% e deverá cair para 4% no dia 1o de janeiro.
O couro brasileiro perde valor porque enfrenta problemas nas condições de criação do animal. São problemas estruturais, que vão desde o carrapato que ataca o gado até as cercas de arame farpado que furam o couro. A proposta é que se possa reverter os recursos do imposto de exportação em favor do próprio produtor, em programas de qualidade, troca da cerca, implementação de sistemas eletrônicos, vacinação contra carrapato, entre outros.
O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, se mostrou sensível à proposta e se comprometeu a estudar uma solução de apoio ao setor. Na próxima reunião da Camex, a ser realizada em dezembro, será apresentado um estudo sobre a viabilidade de reverter o recurso do imposto para o setor produtivo.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (por Kátia Maia), adaptado por Equipe BeefPoint