Acesso de produtos do Mercosul na Europa será negociado na próxima semana
28 de novembro de 2003
Delegados federais de Agricultura discutem ações para 2004
28 de novembro de 2003

Campanha antiaftosa será diferente no RS

Está pronta a campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2004 no RS. A novidade é que, para evitar atraso do trabalho nas lavouras das culturas de verão, a operação ocorrerá em dois turnos. A mudança foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De 1o a 31 de janeiro, serão imunizados animais de propriedades na região centro-sul, incluindo regionais como Uruguaiana, Bagé, Pelotas e Rio Pardo. Em fevereiro, no centro-norte e nordeste, abrangendo Santa Rosa, Ijuí e Erechim.

Segundo o chefe do Serviço de Combate e Erradicação da Febre Aftosa do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), Antônio Ferreira Neto, a modificação foi solicitada pelos produtores que, em muitos casos, diminuíam o ritmo da colheita para vacinar. A meta é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, 13,5 milhões de cabeças. Em 2003, o índice de cobertura atingiu 92%.

As cinco milhões de doses que serão distribuídas a agricultores que têm até 50 animais, conforme os critérios do Pronaf C, chegam ao RS até 15 de dezembro, representando investimento de R$ 4 milhões. Neto orienta os produtores que procurem as inspetorias veterinárias, Emater e sindicatos rurais para verificar seu enquadramento.

A operação contará com 280 técnicos e 1,7 mil funcionários da SAA na capital e no interior. A revacinação, somente para animais com até 24 meses, está marcada para junho e julho de 2004.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.