Produtor cobra recursos para defesa agropecuária
27 de novembro de 2003
Uruguai tem projetos inovadores para exportar carnes
1 de dezembro de 2003

Campanha antiaftosa será diferente no RS

Está pronta a campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2004 no RS. A novidade é que, para evitar atraso do trabalho nas lavouras das culturas de verão, a operação ocorrerá em dois turnos. A mudança foi autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De 1o a 31 de janeiro, serão imunizados animais de propriedades na região centro-sul, incluindo regionais como Uruguaiana, Bagé, Pelotas e Rio Pardo. Em fevereiro, no centro-norte e nordeste, abrangendo Santa Rosa, Ijuí e Erechim.

Segundo o chefe do Serviço de Combate e Erradicação da Febre Aftosa do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), Antônio Ferreira Neto, a modificação foi solicitada pelos produtores que, em muitos casos, diminuíam o ritmo da colheita para vacinar. A meta é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, 13,5 milhões de cabeças. Em 2003, o índice de cobertura atingiu 92%.

As cinco milhões de doses que serão distribuídas a agricultores que têm até 50 animais, conforme os critérios do Pronaf C, chegam ao RS até 15 de dezembro, representando investimento de R$ 4 milhões. Neto orienta os produtores que procurem as inspetorias veterinárias, Emater e sindicatos rurais para verificar seu enquadramento.

A operação contará com 280 técnicos e 1,7 mil funcionários da SAA na capital e no interior. A revacinação, somente para animais com até 24 meses, está marcada para junho e julho de 2004.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.