A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada em todo o estado por mais de 15 dias. A 1a etapa de vacinação começou no dia 1o de março seguirá até o dia 15 de abril. A Bahia vem preservando, nos últimos 2 anos, uma cobertura vacinal superior a 90% de imunização do rebanho, enquanto a recomendação da Organização Internacional de Epizootias (OIE) é de 85%.
Segundo o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Luciano Figueiredo, a prorrogação é justificada pela ocorrência de longo período de estiagem. “Isso ocorreu em alguns municípios baianos, notadamente na região do semi-árido, cujos reflexos atingem diretamente o manejo adequado dos rebanhos bovinos e bovinos e bubalinos para execução da vacina”, explica.
Desde fevereiro, o Sindicato Nacional da Indústria dos Produtos para Saúde (Sindam) disponibilizou para Bahia 9,5 milhões de doses. “E essas doses já estão à venda nas lojas”, ressaltou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Iram Ferrão. “Todos os esforços estão sendo empreendidos para que a Bahia supere a meta de 92% alcançada na última campanha”.
Há mais de 30 anos o estado vem vacinando o rebanho contra a aftosa, conquistando a Certificação Internacional como Zona Livre de Febre Aftosa com vacinação, concedida pela OIE. No Nordeste, apenas a Bahia e Sergipe são considerados Zona Livre de Aftosa.
Fonte: Seagri, adaptado por Equipe BeefPoint