A campanha de vacinação contra a febre aftosa dos rebanhos bovinos do Mato Grosso, realizada durante todo o mês de maio, atingiu 7.754.537 cabeças de gado de zero há dois anos. Ou seja, das 8.414.384 cabeças dessa faixa etária, 92,2% foram vacinadas. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).
Segundo o membro da coordenação de controle de doenças animais, Ivo Santa Pedroso, a vacinação foi positiva. Os pecuaristas que não vacinaram seus rebanhos já foram multados em 2,5 UPFS (R$42,10) por cabeça de gado. Eles têm até o final de julho para realizar a vacinação. Caso contrário serão multados novamente.
Mato Grosso do Sul
O diretor geral da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul, Loacir da Silva, reuniu-se ontem (10) com técnicos e assessores do órgão para definir a aplicação da verba de R$ 3 milhões liberada na última sexta-feira pelo governo federal. Segundo ele, o dinheiro será usado nos programas de combate à febre aftosa no Estado.
Fonte: Diário de Cuiabá e Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza), adaptado por Equipe BeefPoint