Cerca de 95% do rebanho de gado do Mato Grosso (estimado em 20 milhões de cabeças) foi vacinado contra a febre aftosa. O relatório final apresentado ontem pelo presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Ênio Arruda, foi considerado satisfatório, já que a previsão inicial de 90% foi superada.
A Campanha de Erradicação da Febre Aftosa neste ano contou com alguns imprevistos, como a falta de vacina no mercado de Mato Grosso, os quais fizeram com que os prazos para os criadores imunizarem os rebanhos tivessem que ser estendidos. A prorrogação do prazo comprometeu os balanços do Indea, que deveriam ter sido apresentados na última segunda-feira, mas, ainda assim, este considerou os números satisfatórios – o Estado não registra nenhum foco da doença há seis anos.
Foram imunizados em Cuiabá 1,117 milhão de animais, o que corresponde a 93,08% do rebanho da região da capital. Na unidade regional do Indea em Cáceres, onde se concentra o maior rebanho do Estado, o índice de cobertura foi de 94,44%.
Na região de Rondonópolis, a vacinação de 2,39 milhões corresponde a 92,86% do rebanho do sul do Estado. Barra do Garças apresentou cerca de 95,74% de cobertura – em torno de 3,063 milhões de animais foram imunizados.
Na unidade de Sinop, no Norte do Estado, o índice de cobertura foi de 94,78% (2,35 milhões de animais vacinados); em São José do Araguaia, de 93,08% (1,449 milhão de bovinos), em Barra do Bugres, de 94.17%. A regional de Alta Floresta foi a que mais se aproximou dos 100% – com a vacinação de 2,184 milhões de bovinos, o índice de imunização foi de 98,46%.
Fonte: Diário de Cuiabá (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint