A cabanha Pitangueira, de Itaqui, conseguiu melhorar ainda mais o desempenho em pista na Expointer deste ano em relação a 2003. A propriedade de Pedro Monteiro Lopes arrematou três dos quatro grandes títulos do braford premiados ontem. A escarapela de grande campeão foi para Pitoco da Pitangueira (box 1239), com 720 quilos. A grande campeã é Margarida da Pitangueira (box 1256), de outubro do mesmo ano e 610kg, e a reservada é Big Mader (box 1244), de outubro de 2003 e 374kg.
Em 2003, a Pitangueira obteve os títulos de grande campeão e reservada de grande campeã braford em Esteio. O criador destacou que o touro grande campeão será usado para coleta de sêmen. “Já há centrais nos procurando”. As fêmeas, estreando nas pistas, voltarão para Itaqui. “A idéia é fazer transplante de embriões”.
O dia também foi de glória e reprise para a criadora Susana Macedo Salvador, da cabanha Cia. Azul, de Uruguaiana. Repetindo 2003, a Cia. Azul ficou com a roseta de reservado de grande campeão. O escolhido foi Cia. Azul 3044 Redbull (box 1237), de um ano e 506 kg.
O australiano Martin Lill, pela primeira vez jurado em Esteio e segunda vez no país, ficou impressionado com o que viu. “A raça tem evoluído muito no Brasil”, constatou.
A presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Greice Martins, observou o crescimento do número de animais e qualidade do braford. “Estou satisfeita, principalmente ao ouvir a avaliação do Martin Lill, importante criador de Braford da Austrália, da cabanha Chadwickdonwns, que é referência na raça”, comentou.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint