Foi confirmado o oitavo caso de vaca louca no Canadá. A vaca contaminada tinha entre oito e dez anos. Calcula-se que o animal foi exposto ao agente que provoca a doença antes da proibição do uso de ração contendo farinha de carne e ossos de carcaças de bovinos, em 1997, ou durante o período de implementação da medida no Canadá.
Foi confirmado ontem pela Agência para Inspeção Alimentar Canadense (CFIA) o oitavo caso de vaca louca na província de Alberta, no Canadá, informou o Estadão/Agronegócios com informações da Dow Jones. A vaca contaminada tinha entre oito e dez anos. Calcula-se que o animal foi exposto ao agente que provoca a doença antes da proibição do uso de ração contendo farinha de carne e ossos de carcaças de bovinos, em 1997, ou durante o período de implementação da medida no Canadá.
A CFIA está investigando a origem do animal e como nos demais casos, a agência promete conduzir uma completa revisão epidemiológica do caso e tornar público o resultado da pesquisa.
Todos casos confirmados no Canadá, desde 2003, foram detectados através do programa que realizou exames em 117.500 bovinos classificados como de alto risco.
O porta-voz do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Ed Loyd, comunicou que o caso confirmado no Canadá não deve interromper as importações de animal vivo e carne bovina canadense pelos EUA.