O acordo temporário de abertura da fronteira do Japão à carne bovina dos Estados Unidos oriunda de animais de 20 meses de idade ou menos abre espaço para um acordo similar para a carne bovina do Canadá, de acordo com a informação de um porta-voz do governo canadense ao The National Post.
O ministro da Agricultura do Canadá, Andy Mitchell, visitou o Japão em sua recente missão na Ásia e “a garantia que ele teve foi que o Canadá poderia ter uma oportunidade similar para se adequar a esses requerimentos”, disse a porta-voz de Mitchell, Elizabeth Whiting.
O presidente da Associação Canadense de Produtores de Bovinos, Stan Eby, também se mostrou otimista dizendo que os produtores estão “extremamente esperançosos” de que não somente o Canadá ganhará o comércio com o Japão, mas também, que a abertura dos mercados acelerará a reabertura da fronteira dos EUA para os bovinos canadenses.
Fontes do Canadá disseram que talvez os EUA não tenham produção suficiente para suprir a demanda da Ásia sem usar os bovinos canadenses. Entretanto, há evidências de que os estabelecimentos de engorda dos EUA estão cheios de bovinos maduros, de acordo com o vice-presidente de operações da Creekstone Farms Premium Beef, Kevin Pence, que teme uma sobre-oferta de carne bovina norte-americana se as exportações não forem retomadas em breve.
Fonte: MeatingPlace.com (por Pete Hisey), adaptado por Equipe BeefPoint