O quinto caso de vaca louca no Canadá, desde 2003, foi confirmado ontem pelas autoridades do país. O animal é de uma fazenda na região de British Columbia e nenhuma parte dele entrou na cadeia alimentar, segundo comunicado da Agência Canadense de Inspeção Alimentar.
“Não acho que isso aumentará as preocupações”, minimizou o veterinário oficial da agência, George Luterbach. “Nossas investigações não constataram falta expressiva de cuidado”, justificou.
O secretário de Agricultura dos EUA, Mike Johanns, também afirmou em comunicado que não antecipará mudança no status comercial com o Canadá. “A informação fornecida nesta investigação nos ajudará a determinar se haverá algum impacto sobre nosso comércio de animais vivos e de carne bovina com o Canadá. Com base na informação atualmente disponível, não antecipo mudança no status de nosso comércio”, reiterou. As informações são do Estadão/Agronegócios.