Japão: aumenta consumo de carne bovina
21 de setembro de 2005
Carne de vitela: composição, benefícios e receitas
23 de setembro de 2005

Canadá: criado plano estratégico de exportações

A Federação de Exportação de Carne Bovina do Canadá (Canada Beef Export Federation – CBEF) fez sua convenção anual no último final de semana e o presidente da Federação, Ted Haney, disse que o plano geral é expandir as exportações de carne bovina para 800 mil toneladas até 2015 – com somente metade indo para os Estados Unidos, sendo que atualmente essa proporção é de quase 90%.

A Federação também informou que está considerando um requerimento formal para o Governo permitir os testes para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) dos animais abatidos que são destinados a exportações para certos mercados, particularmente Japão e Coréia do Sul, que estão atualmente fechados para a carne bovina tanto do Canadá como dos EUA.

O Canadá originalmente esperava que as exportações de carne bovina chegassem a 600 mil toneladas até 2010, mas o aumento na capacidade de abates gerado pelo fechamento do mercado dos EUA para bovinos vivos canadenses por dois anos aumentou para um volume estimado de até 700 mil toneladas, disse Haney. Os planos de longo prazo são de expansão para novos mercados ao invés de contar com o mercado dos EUA, explicou ele.

Haney disse que a federação prefere uma estratégia de “preparado no Canadá”, pela qual nenhum animal vivo seria exportado até 2015. O Canadá exportou cerca de 100 mil bovinos aos EUA desde que a fronteira foi reaberta no meio de julho.

Fonte: MeatingPlace.com (por Pete Hisey), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.