Mercado Físico da Vaca – 24/03/11
24 de março de 2011
Mercados Futuros – 25/03/11
28 de março de 2011

Canadá e Coreia estão próximos de chegar a um acordo

A Coreia do Sul e o Canadá estão próximos de alcançar um entendimento que poderá remover a barreira de importação de carne bovina imposta por Seul desde maio de 2003. Os dois países quase resolveram as diferenças de entendimento em algumas questões chave desde que começaram as negociações, em outubro, informou uma fonte sul-coreana. Se não houver desenvolvimentos inesperados, um acordo formal que permitiria que a carne bovina canadense alcançasse mercados locais poderia ser estabelecido até abril.

A Coreia do Sul e o Canadá estão próximos de alcançar um entendimento que poderá remover a barreira de importação de carne bovina imposta por Seul desde maio de 2003. Os dois países quase resolveram as diferenças de entendimento em algumas questões chave desde que começaram as negociações, em outubro, informou uma fonte sul-coreana.

Se não houver desenvolvimentos inesperados, um acordo formal que permitiria que a carne bovina canadense alcançasse mercados locais poderia ser estabelecido até abril. A carne de bovinos canadenses de menos de 30 meses de idade pode ser enviada à Coreia do Sul, mas restrições estritas deverão ser mantidas a outros subprodutos de bovinos.

Se um acordo final for alcançado, seria possível parar com a atual disputa sobre controvérsias nos procedimentos junto à Organização Mundial de Comércio (OMC), que começou em abril de 2009. O Canadá pediu que a OMC avaliasse o embargo da Coreia do Sul uma vez que a Organização Mudial para Saúde Animal (OIE) categorizou o Canadá como país de “risco controlado para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB)” em 2007, junto com os Estados Unidos.

Seul insistiu na “regra de 30 meses” que é imposta à carne bovina dos Estados Unidos comprada pela Coreia do Sul, uma vez que a maioria dos casos de EEB ocorre em animais mais velhos. A OIE não recomenda restrições às exportações de carne bovina de países que recebem categorização de risco controlado para a doença.

A Coreia do Sul proibiu a carne bovina do Canadá em maio de 2003 após o primeiro caso de EEB ter sido reportado no país. As negociações avançaram pouco, com o Canadá confirmando um total de 18 casos.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.