A Agência de Inspeção de Alimentos do Canadá (Canadian Food Inspection Agency – CFIA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estão participando do programa chamado Equinox 2005 – um exercício de emergência na fronteira de simulação de febre aftosa como parte dos contínuos esforços dos dois países para proteger seus rebanhos.
A simulação de emergência está sendo feita nesta semana como parte de uma série de exercícios do Comitê de Saúde Animal da América do Norte, estabelecido pelo Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement– NAFTA), com Canadá, EUA e México.
Uma parte essencial do trabalho do comitê é testar as preparações de emergência para doenças animais estrangeiras e a efetividade do Banco de Vacinas contra Febre Aftosa da América do Norte.
O Equinox 2005 incluirá centros de operações de emergência em Maine, New Hampshire e Vermont nos EUA e em New Brunswick, Quebec e Ottawa, no Canadá.
A CFIA e o USDA estão administrando as atividades do exercício de emergência. O exercício fornecerá uma oportunidade para executar responsabilidades de emergência em resposta à simulada epidemia da doença no cruzamento da fronteira. O Equinox 2005 testará as comunicações internas e externas entre as jurisdições e permitirá que os oficiais federais, provinciais e estaduais trabalhem juntos.
A simulação de emergência também testará as capacidades de o mapeamento geo-espacial representar a disseminação da epidemia. O exercício também incluirá logísticas de transporte de vacinas e o uso de um modelo de dispersão pelo vento para prever o movimento do vírus.
Esse acordo não está somente envolvido na preparação de testes de emergência, mas também ajudará a desenvolver estratégias e modelos para questões como identificação animal e sistemas de vigilância.
Fonte:MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint