O bloco comercial Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), e o Canadá concordaram recentemente em iniciar negociações para um amplo acordo de comércio livre entre o Canadá e o Mercosul. A primeira rodada de negociações será em Ottawa de 20 a 23 de março.
As conversas do acordo de livre comércio indicam um aprofundamento da relação entre os Estados membros do Mercosul e o Canadá. Energia, indústrias extrativas, infraestrutura, meio ambiente, telecomunicações, distribuição e logística, transporte e turismo são apenas algumas das indústrias de exportação canadenses que poderiam se beneficiar do acesso preferencial aos mercados do Mercosul, o que representa mais de 260 milhões de consumidores. Os consumidores canadenses também se beneficiarão do acesso às importações de bens e serviços dos países do Mercosul.
“Com uma população combinada de 260 milhões e um PIB de mais de US $ 3 trilhões, os países membros do Mercosul da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai oferecem ao Canadá a oportunidade de cumprir sua ambiciosa e diversificada agenda comercial com mercados de tendência e crescimento rápido”, disse François-Philippe Champagne, ministro canadense de Comércio Internacional, em comunicado.
Eladio Loizaga, ministro dos Negócios Estrangeiros do Paraguai, que detém a Presidência Pro Tempore do bloco, disse que o acordo marcou “um dia histórico para o mercado comum do Sul, o MERCOSUL, desde a assinatura do memorando de entendimento pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco comercial.”
Loizaga disse que as negociações do acordo de livre comércio permitirão o início de um acordo comercial “que é inclusivo e progressivo para o benefício de todas as pessoas”.
Champagne, juntamente com os ministros do bloco comercial do Mercosul Jorge Marcelo Faurie, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Argentina; Aloysio Nunes Ferreira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil; Marcos Jorge de Lima, Ministro da Indústria do Brasil, Loizaga; e Rodolfo Nin Novoa, ministro das Relações Exteriores do Uruguai, concordaram em iniciar negociações formais.
Fonte: MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.