O governo da província canadense de Ontário, liderado pelo Primeiro Ministro Ernie Eves, está investindo mais de CA$ 1 milhão (US$ 643,5 mil) em um programa de segurança dos alimentos nas fazendas que ajudará a garantir que a carne bovina de Ontário é da mais alta qualidade, segundo anunciado nesta semana pela ministra da Agricultura e Alimentação, Helen Johns. O saldo de CA$ 2,3 milhões (US$ 1,48 milhões) do projeto “Futuro Saudável para a Agricultura de Ontário” será fornecido pela Associação dos Pecuaristas de Ontário, pelo Beef Improvement Ontario e por produtores de carne bovina da província.
“Através da implementação de programas de segurança dos alimentos nas fazendas, como o “Qualidade começa aqui”, nossos produtores podem garantir aos processadores, varejistas e consumidores que nossa carne bovina é a melhor. Eu tenho total confiança que este projeto significará aumento da competitividade e de mercados para todo o setor de carne bovina de Ontário”.
Pelo projeto, os 25 mil produtores de carne bovina de Ontário serão estimulados a rever todo o processo e os sistemas de produção para identificar os potenciais riscos à segurança dos alimentos, bem como a melhor forma de evitá-los. Cada produtor desenvolverá procedimentos padrões para controlar pontos chave, bem como monitorar e registrar a performance, e definir um protocolo de ações corretivas caso o problema ocorra. O projeto incluirá também um sistema de identificação para rastrear a carne bovina da fazenda aos estabelecimentos de varejo.
“A Associação de Pecuaristas de Ontário está entusiasmada com a idéia de que Ontário será a primeira província do país a começar a implementar o programa “A Qualidade Começa Aqui, Verificando a Produção de Carne Bovina”. Este programa ajudará aos produtores a melhorar suas operações rurais, de forma que possam garantir carne bovina saudável aos consumidores de Ontário”, disse o presidente da Associação de Pecuaristas de Ontário, Mike Buis.
O programa “Futuro Saudável para a Agricultura de Ontário” tem o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade dos produtos alimentícios da província, capitalizando as oportunidades de mercado e de exportação, melhorando a qualidade da água no meio rural, e tornando mais eficiente o uso de recursos hídricos.
Fonte: Ministério da Agricultura e Alimentos de Ontário, adaptado por Equipe BeefPoint