Pela primeira vez desde dezembro de 2001, o Canadá liberou permissões de importações de carne bovina do Uruguai. Esta medida segue as notícias divulgadas no final de 2002, de que a carne bovina uruguaia tinha garantido acesso condicional ao mercado canadense, após a descoberta de casos de febre aftosa no país sul-americano no início de 2001.
Na semana que terminou em 10 de janeiro de 2003, a Agência Canadense de Controle de Importações e Exportações informou que foram permitidas importações de cerca de 100 mil quilos de carne bovina oriunda do Uruguai.
Além disso, nesta semana, foi informado que uma equipe do Serviço de Inspeção e Segurança dos Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (FSIS/USDA) está atualmente conduzindo uma auditoria sanitária no Uruguai. Esta auditoria deverá ser concluída no final de fevereiro. O Uruguai está ansioso para obter um resultado positivo desta auditoria uma vez que este é um passo necessário para que se restabeleça o comércio com os EUA e, desta forma, remover as onerosas condições atualmente requeridas para que possa exportar ao Canadá.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint