Fazenda Ronda realiza o 1º leilão Elite em abril
4 de abril de 2005
A OMC e as novas geometrias do mundo
6 de abril de 2005

Canadá: plano de ações para fortalecer setor

A Associação Canadense de Produtores de Bovinos (Canadian Cattlemen’s Association – CCA) aprovou uma série de ações prioritárias para garantir a sobrevivência imediata dos produtores e o fortalecimento em longo prazo da indústria de carne bovina do Canadá. Entre as prioridades estão as ações para aumentar a capacidade de abate, aumentar o acesso a mercados internacionais, estender programas reservados e promover sistemas de verificação de idade.

“Os produtores de bovinos canadenses estão determinados a retomar o controle de seu destino”, disse o presidente da CCA, Stan Eby. “Nós estamos posicionando a indústria para lidar com qualquer circunstância”.

O objetivo central do plano de ação é garantir que os canadenses tenham opções para comercializar bovinos vivos e carne bovina a preços lucrativos. A indústria precisa processar mais bovinos no Canadá, bem como buscar ações legais para retomar o acesso às instalações dos Estados Unidos. A CCA já está tentando intervir na Corte de Distrito dos EUA em Montana, onde um pequeno grupo de produtores dos EUA está buscando evitar permanentemente que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) retome o comércio de bovinos e carne bovina com o Canadá. O plano de ação solicita que o Governo do Canadá tome medidas para imediatamente iniciar procedimentos de disputa sob os acordos comerciais.

“Apesar de o USDA e do presidente Bush concordarem que o comércio de bovinos deve ser retomado, esse assunto foi frustrado por outras entidades dos EUA que querem que a fronteira permaneça fechada. Nós achamos que o início de consultas formais pelo Acordo de Livre Comércio da América do Norte (North American Free Trade Agreement – NAFTA) fornecerá novos caminhos para demonstrar porque a retomada do comércio é vantajosa aos EUA”, disse Eby.

O Plano de Ação foi aprovado pela CCA durante sua Reunião Geral Anual realizada em Ottawa de 22 a 24 de março. Outros destaques do plano incluem a busca por mudanças no programa de Estabilização do Rendimento Agrícola Canadense (Canadian Agriculture Income Stabilization – CAIS), o desenvolvimento de uma estratégia de emergência para criação de bovinos e a eliminação de importações adicionais de carne bovina.

Fonte: Canadian Cattlemen’s Association por Kelsey Chomistek, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.