Reposição Fêmea Nelore – 15/04/09
15 de abril de 2009
Mercados Futuros – 16/04/09
17 de abril de 2009

Canadá recorre à OMC por causa de embargo da Coreia

O Governo do Canadá está pedindo que Organização Mundial do Comércio (OMC) comece as consultas para resolver a contínua barreira injustificada da Coreia do Sul sobre as importações de carne bovina canadense, disse o ministro de Comércio Internacional canadense, Stockwell Day. O ministro canadense disse que não queria ter que tomar essa ação, já que o país tem uma boa relação comercial com a Coreia do Sul, mas que não teve outro jeito.

O Governo do Canadá está pedindo que Organização Mundial do Comércio (OMC) comece as consultas para resolver a contínua barreira injustificada da Coreia do Sul sobre as importações de carne bovina canadense, disse o ministro de Comércio Internacional canadense, Stockwell Day.

O ministro canadense disse que não queria ter que tomar essa ação, já que o país tem uma boa relação comercial com a Coreia do Sul, mas que não teve outro jeito.

As consultas da OMC fornecem às partes uma oportunidade para resolver uma disputa através de discussões. Se as consultas falham em resolver o problema, as partes envolvidas podem requerer que a questão seja levada a um painel de ajuste da situação.

“Estamos agora seguindo os passos necessários para defender os produtores de carne bovina do Canadá. A Coreia do Sul representa um mercado chave para eles”.

Em maio de 2003, a Coreia do Sul proibiu as importações de carne bovina canadense após ter sido registrado o primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no país. Em maio de 2007, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) categorizou oficialmente o Canadá como um país de “Risco Controlado para EEB”, reconhecendo a efetividade das medidas de vigilância, mitigação e erradicação.

A reportagem é do TheBeefSite.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.