O Canadá anunciou a reabertura de seu mercado para todas as classes de bovinos dos EUA, inclusive para animais nascidos antes de 1999 destinados à cria, baseado em requerimentos de certificação prescritos. A carne bovina de animais de mais de 30 meses de idade também poderá entrar no país sob certas condições.
“Os controles de importação do Canadá continuam fornecendo os mais altos níveis de proteção da saúde pública e saúde animal”, disse o ministro da Agricultura e Agro-Alimentos do Canadá, Chuck Strahl. “Ao mesmo tempo, o novo Governo do Canadá está se aproximando da reintegração do mercado pecuário da América do norte, de acordo com os padrões internacionais”.
As proibições foram reduzidas várias vezes, com base nas salvaguardas implementadas nos dois países, e nos conhecimentos mais atuais sobre Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) disponíveis. Esta medida é baseada em ciência e coloca o Canadá e os EUA mais próximos para regularizar completamente o comércio dentro do mercado pecuário norte-americano.
As proibições de certas commodities dos EUA, entretanto, foram mantidas, para evitar a importação de produtos de alto risco, como os materiais de risco especificado (MREs) ou produtos contendo esses materiais. A reportagem é do site MeatNews.com.