As autoridades sanitárias do Canadá detectaram um novo caso do "mal da vaca louca" na província de Alberta, informou nesta quarta-feira (07) a Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA).
As autoridades sanitárias do Canadá detectaram um novo caso do “mal da vaca louca” na província de Alberta, informou nesta quarta-feira (07) a Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA). As autoridades disseram que o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) foi detectado num touro adulto.
É o primeiro caso em 2007 e o nono no país desde 2003. A CFIA informou que estuda os restos do touro, que não foi usado para consumo por pessoas ou animais. A notícia é do Bondenews.
De acordo com notícia do site MeatingPlace.com, há informações preliminares de que o animal seria nascido em 2000, o que é preocupante por ser muito depois da implementação do Feed Ban, em 1997, lei canadense que proíbe utilização de materiais de risco para EEB na alimentação animal. Isso colocaria em dúvida os controles internos do Canadá.
Entretanto, o resultado sobre a idade ainda não é conclusivo. Uma vez definida a idade do animal, os agentes da CFIA irão investigar a alimentação que pode ter tido o animal nos primeiros anos de vida. Segundo especialista consultado pelo MeatingPlace, o caso é compatível com casos anteriores, e não deve mudar os rumos de negociação entre Canadá e EUA sobre regras de utilização de animais mais velhos na cadeia alimentar norte-americana.
0 Comments
De fato isto ocorreu aqui no Canadá, pois eu moro aqui há um ano e tive estas noticias aqui e bem preocupante a situação. Tenho feito algumas visitas em propriedades aqui e os fazendeiros estão preocupados.