Canadá busca reabertura do mercado do Japão e EUA
1 de novembro de 2004
Brasil deve taxas à OIE
4 de novembro de 2004

Canadá testa mais bovinos do que planejado para EEB

O Canadá ultrapassou a meta deste ano para testes de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), testando mais de 8,6 mil animais para a doença, até 27 de outubro, com todos os resultados negativos.

“Atingir a meta deste ano antes do programado mostra que o Canadá está levando suas responsabilidades de vigilância a sério. Os bovinos com alto risco estão sendo registrados e testados para EEB”, disse o ministro da Agricultura, Andy Mitchell. “Este é um primeiro passo muito positivo”.

O programa de vigilância do Canadá tem testado bovinos para EEB desde 1992. Após a confirmação da doença na América do Norte, o governo canadense anunciou sua intenção de aumentar os níveis de vigilância para pelo menos 30 mil testes por ano.

Este nível de vigilância é necessário para determinar adequadamente a prevalência da EEB nos rebanhos nacionais e para verificar se as medidas de controle estão limitando a disseminação da doença.

Após uma fase de avaliação, o governo indicou que oito mil animais seriam testados em 2004, seguidos por um nível de pelo menos 30 mil animais nos próximos anos. O programa de vigilância mantém seu foco em testar bovinos de alto risco: mortos, morrendo, doentes, apáticos, animais com mais de 30 meses e bovinos mostrando sintomas neurológicos compatíveis com a EEB.

No mês passado, o governo canadense anunciou um reembolso do programa de vigilância contra EEB, bem como campanhas educacionais para estimular os produtores a informar sobre animais a serem testados para a doença. O programa de reembolso compensa parcialmente os custos dos produtores relacionados ao exame veterinário.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.