Canadá: violação do feed ban é provável causa de EEB

A CFIA completou sua investigação sobre a vaca leiteira de 50 meses de idade de Alberta que foi diagnosticada com Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em 13 de julho de 2006 - nascida pelo menos quatro anos após a implementação do feed ban, em 1997. Os investigadores concluíram que um lote de ração contendo materiais proibidos é a fonte mais provável da infecção.

A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) completou sua investigação sobre a vaca leiteira de 50 meses de idade de Alberta que foi diagnosticada com Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em 13 de julho de 2006 – nascida pelo menos quatro anos após a implementação da restrição ao uso de materiais de ruminantes em ração de ruminantes no Canadá (feed ban), em 1997. (Clique para ver a notícia). Os investigadores concluíram que um lote de ração contendo materiais proibidos é a fonte mais provável da infecção.

A CFIA está investigando a fábrica de ração que pode ter permitido a contaminação da ração de bovinos. Todo o lote de ração foi enviado à fazenda onde o animal positivo para EEB foi localizado.

A investigação rastreou 172 bovinos nascidos ou criados nas mesmas áreas do animal infectado – o sistema de identificação de bovinos do Canadá permitiu que os investigadores obtivessem informações de todos exceto oito destes animais. A maioria destes animais já foi abatida e incinerada, sendo que o restante foi mantido em quarentena e será destruído após os testes genéticos serem completados, conforme diretrizes da OIE.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA).

Os comentários estão encerrados.

Síntese agropecuária BM&F – 31/08/2006
31 de agosto de 2006
BM&F: boi para novembro fecha em R$ 60,62/@
4 de setembro de 2006