Os canadenses comeram mais carne bovina no ano passado apesar do medo gerado pelo registro de um caso da doença da “vaca louca” no país, informou um estudo do Statistics Canada. O consumo per capita aumentou 5%, sendo que cada canadense ingeriu 14,2 quilos de carne bovina em 2003 (13,5 quilos per capita no ano anterior).
“Estes números não são inesperados”, disse o diretor assistente da seção de carnes vermelhas do Agriculture and Agri-Food Canada, que já vinha informalmente avaliando o consumo de carne bovina do Canadá. “Os consumidores apoiaram o produto. Isso quase se tornou uma obrigação patriótica para ajudar”.
As taxas de abate doméstico e de exportação caíram drasticamente após a barreira imposta por vários países aos produtos derivados de carne bovina do Canadá em maio do ano passado, quando um único caso positivo para encefalopatia espongiforme bovina (EEB) foi registrado em um animal em Alberta. Existem dois possíveis fatores que contribuíram para o aumento no consumo de carne bovina. “O público canadense se reuniu pela causa dos produtores de carne bovina, que foram devastados pelo surgimento de EEB. Em segundo lugar, os preços da carne bovina caíram muito na segunda metade do ano”, informou o relatório.
Os preços de alguns cortes de carne bovina caíram em junho no Canadá e atingiram seu nível mais baixo em setembro passado, segundo informou o relatório. Os preços da carne bovina moída caíram 24% de maio a setembro.
Os baixos preços da carne bovina no Canadá levaram também a uma redução no consumo de carne suína, que caiu 9,6%, em 2002 para 10,9 quilos em 2003.
Fonte: Globe and Mail, adaptado por Equipe BeefPoint