Queda das cotações do boi divide opiniões de corretores
10 de dezembro de 2003
Bioterrorismo
12 de dezembro de 2003

Cargas com notas fiscais irregulares são autuadas no RS

Quatro caminhões carregados com carne do Centro-Oeste foram autuados por fiscais do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na semana passada, no Rio Grande do Sul. A informação, divulgada pelo gabinete da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembléia Legislativa, diz que cargas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentavam notas fiscais de São Paulo.

O estado paulista não participa da medida de equalização anunciada pelo governo do RS na Instrução Normativa 40/03, que deu fim à concorrência desleal da carne oriunda do Centro-Oeste. No entanto, a medida começou a ser burlada por meio da triangulação de notas por São Paulo. “Com uma nota paulista, os transportadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul não pagam a diferença do ICMS que chega até a 4%”, explicou a nota distribuída pela Comissão.

O presidente do Sicadergs (Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do RS), Mauro Lopez, disse que soube da autuação pela secretaria da Fazenda, mas que o órgão não informou o conteúdo e o destino final do produto.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.