Eurozebu começa hoje no Paraná
4 de outubro de 2004
EUA: McDonald’s considera identificação animal prioritária
6 de outubro de 2004

Cargas “pré-embargo russo” serão embarcadas

O Ministério da Agricultura da Rússia confirmou ontem a liberação do embarque de carnes encomendadas ao Brasil e processadas antes de 20 de setembro, quando teve início o embargo de Moscou.

Ainda ontem, os navios atracados no porto de Itajaí (SC) começaram a ser carregados. O diretor-executivo da Abef e da Abipecs (associações que reúnem exportadores de frango e suínos, respectivamente), Cláudio Martins, estima que serão embarcadas 30 mil toneladas de carnes bovina, suína e de frango. Segundo ele, a Rússia pode ficar 40 dias sem carne brasileira, mas, depois desse prazo, terá dificuldades para abastecer o mercado local.

“Recebemos uma carta do Ministério da Agricultura da Rússia nesta segunda, liberando o embarque das carnes que saíram das fábricas antes do dia 20 (de setembro)”, afirmou por telefone o fiscal que faz inspeção dos produtos destinados à Rússia no porto de Itajaí (SC), principal porto de embarque de carnes no Brasil. “Os navios já voltaram a carregar”.

“Isso vai aliviar muito a situação dos exportadores, que estavam arcando com os elevados custos de estocagem”, diz o diretor da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. Ele acredita que serão liberadas dez mil toneladas de carne que já foram produzidas e estavam em armazéns conveniados.

Martins afirmou que ainda não há acordo com a Rússia sobre o fim do embargo e que o governo brasileiro tentará discutir novamente o assunto no dia 11, quando o vice-presidente da República, José Alencar, irá a Moscou para participar de um encontro empresarial, programado antes do embargo. “Vamos tentar agendar uma reunião com o governo russo para discutir o embargo”, disse Martins, que também participará do evento com uma comitiva de empresários.

A Rússia solicitou ao setor privado brasileiro mais informações sobre sanidade da produção pecuária. A assessoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que recebeu os questionários no dia 1o e que, nos próximos dias, enviará à Rússia os dados compilados.

Fonte: Valor OnLine (por Cibelle Bouças) e Gazeta Mercantil (por Lúcia Kassai), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.