Famasul alerta para “laranja” que lesa o fisco e o produtor em MS
13 de junho de 2002
México pode determinar medidas antidumping contra carnes dos EUA
13 de junho de 2002

Cargill inicia projeto de melhoramento da carne bovina de US$ 10 milhões

Em uma atitude que os membros do setor de carnes estão achando que poderá revolucionar a produção e criação de bovinos de corte, os oficiais da unidade Excel Corp. da Cargill Inc. disseram que irão formar uma sociedade com as maiores companhias de genética e criação de gado bovino dos Estados Unidos, em um projeto que objetiva melhorar a qualidade, a consistência e a maciez da carne bovina.

A parceria está sendo formada entre a divisão de processamento de carne bovina da Excel; a Caprock Cattle Feeders e a MetaMorphix Inc. , uma companhia privada de ciência, com foco na comercialização de tecnologias para melhorar a carne e a produção de alimentos. Para o projeto inicial a Caprock e a Excel irão fornecer US$ 10 milhões à MetaMorphix, dando suporte ao desenvolvimento de ferramentas genéticas inovadoras para a produção de gado bovino.

Segundo o presidente da Excel, Bill Buckner, o objetivo deste projeto é melhorar a qualidade da carne bovina aos consumidores.

A MetaMorphix tem os direitos de uso do mapa genético bovino da Celera Genomics, que oferece a possibilidade de utilização de métodos precisos de criação e seleção, tanto na produção de carne bovina como de leite. A subsidiária da MetaMorphix, MMI Genomics, irá promover essas iniciativas de produção pecuária.

“A meta inicial deste que deverá ser um projeto de longo prazo – 2 ou 3 anos para o desenvolvimento de um protótipo – é manter nosso foco na maciez da carne”, disse o porta-voz da Cargill, Mark Klein. Ele disse que a Caprock, que é uma divisão subsidiária da Cargill também, irá ajudar fornecendo os cruzamentos necessários para a produção dos animais. “Eventualmente nós esperamos ter uma ferramenta comercial viável que poderá ser vendida a outras companhias produtoras de carne bovina. Essa tecnologia genética é importante porque a indústria precisa melhorar a qualidade da carne bovina, mas precisamos produzir isso a baixos preços”.

Conseguir suprir estas demandas dos consumidores, relacionadas ao preço e à qualidade da carne, está de acordo com o plano que a MetaMorphix pretende desenvolver.

Segundo o presidente da Caprock, Zay Gilbreath, o projeto pretende atingir ou até ultrapassar as expectativas dos consumidores. “Essa nova ferramenta nos fornecerá um mapa para obtermos a qualidade e a consistência em cada animal e ajudar os produtores a tomar decisões mais precisas”.

A Cargill é uma companhia internacional de comercialização, processamento de distribuição de produtos agrícolas, alimentos, produtos industriais e serviços, com 90 mil funcionários em 57 países. A Caprock Cattle Feeders, localizada em Amarillo, no Estado do Texas, é uma companhia de criação e engorda de gados bovinos, com 220 funcionários e mais de 600 mil cabeças de gado sendo produzidos por ano, em 4 propriedades no Texas e no Kansas.

Fonte: The Meating Place (por Dan Murphy), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.