O maior inimigo do pecuarista não é o frigorifico, mas sim o monopólio das grandes redes de varejo, que monopolizam a venda de carne bovina, competem com os pequenos açougues, pressionam os frigorificos e até mesmo o JBS não é capaz de competir com estas grandes redes de varejo.
O leitor do BeefPoint Carlos Henrique Ribeiro Do Prado (Produção de gado de corte), de Goiânia, Goiás, enviou um comentário ao artigo “Vans da JBS: você já viu?“. Abaixo leia a carta na íntegra.
“Em primeiro lugar gostaria de chamar a atenção para a grande quantidade de comentários, principalmente de quem não produz a carne (intermediários). A maioria absoluta dos comentários é feita por gente que está com medo de perder o seu mercado.
O maior inimigo do pecuarista não é o frigorifico, mas sim o monopólio das grandes redes de varejo, que monopolizam a venda de carne bovina, competem com os pequenos açougues, pressionam os frigorificos e até mesmo o JBS não é capaz de competir com estas grandes redes de varejo.
Algumas estatísticas mostram que mais de 70% da carne bovina vendida no Brasil e feita atraves destas grandes redes (Carrefour, Wall Mart, Pão de Açúcar, Extra, etc). Além disto, estas redes não vendem só carne bovina; vendem mais 3.000 itens, portanto não fazem a menor questão de negociar isoladamente um item, além de ficarem com a maior parte do lucro no varejo.”
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A pergunta que fica sempre? Quem ira fiscalizar as vans? E o aspecto tecnico sanitario da cadeia de frio na qualidade do produto final?
é o BNDES planejando a Frigobrás a Petrobrás da carne , más sem a mesma rentabilidade do petroléo e atuando em um seguimento que se realmente desse lucros atraentes os inventidores estrangeiros já teriam avançado sobre.