Carlos Viacava ao lado de seu filho Ricardo (Cadão).
A ABCZ – em parceria com o BeefPoint e a Scot Consultoria – promoverá, no dia 8 de maio, a 2ª edição do Fórum Zebu de Ponta a Ponta, com o objetivo de apresentar a importância do zebu na cadeia produtiva da carne e do leite.
Para conhecer melhor os palestrantes do evento, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles. Confira abaixo a entrevista com Carlos Viacava.
Carlos Viacava ao lado de seu filho Ricardo (Cadão).
Carlos Viacava é economista e criador de nelore mocho. Casado com Gina Viacava há 46 anos. Tem 5 filhos e 6 netos, 72 anos. Ex-professor da FEA USP, diretor do IBC, Secretário Geral do Ministério da Fazenda, diretor da Cacex, Presidente da ACNB. Atualmente vice-presidente da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e também citricultor.
BeefPoint: Quais são os 3 pontos principais da sua palestra nesse evento?
Carlos Viacava: Como nasceu a idéia do projeto Nelore Natural, como ele cresceu e porque regrediu.
BeefPoint: O que você considera de mais importante para levar adiante esse conceito “Zebu de Ponta a Ponta”, onde a ABCZ trabalha para mostrar as vantagens e diferenciais do zebu como produtor de carne bovina?
Carlos Viacava: Divulgar. Falar com o público consumidor e formador de opinião.
BeefPoint: Qual sugestão você daria para a ABCZ tornar esse trabalho ainda mais relevante e impactante?
Carlos Viacava: De nada adianta ficar falando para criadores. Quem precisa conhecer a carne brasileira, o boi de capim, suas vantagens e qualidades é o público consumidor.
BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte que usam genética zebuína?
Carlos Viacava: Vamos continuar trabalhando para melhorar a qualidade da carne nelore, através da busca da precocidade, que permite um giro mais rápido para o criador e uma carne mais macia e saborosa para o consumidor. Nunca esquecendo da habilidade maternal e da fertilidade, esta sempre em primeiro lugar.
BeefPoint: Qual seu recado para frigoríficos em relação ao uso de zebu como produtor de carne bovina?
Carlos Viacava: Incentivar o boi brasileiro. Podemos ter um nelore com a melhor carne do mundo, nos padrões exigidos pelos mais sofisticados mercados. É preciso acreditar e investir nisso. É enxergar com miopia o que se faz hoje, incentivando o cruzamento industrial para um resultado de curto prazo. A longo prazo essa política imediadista vai prejudicar o rebanho nacional, transformando nosso País da terra do tucura mundial: misto de tatu com cobra. O Nelore precisa melhorar para enfrentar a concorrência mundial, mas para isso é preciso que nossos frigoríficos olhem um pouco mais adiante.
Clique aqui para mais informações sobre o evento.
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Importantes considerações. É isso aí, olhar adiante, inovar para avançar. É preciso fazer algo diferente para conseguir resultado mais conveniente. Enfim, o consumidor precisa saber mais sobre a carne brasileira e as qualidades do saudável boi de capim.
“Embora o mercado externo seja importante e fundamental para o agronegócio brasileiro é importante saber: o que é aqui produzido aqui será consumido.
Como exemplo, a carne bovina cujo fator elasticidade renda é próximo de 1 tem um enorme mercado potencial. O nosso consumo em torno de 36 kg/hab/ano permite um crescimento, vez que outros países, alguns bem próximos, chegam até aos 57 kg/hab/ano.
O mapa dessa nova estrada da boiada começará a ser desenhado por uma melhoria contínua da renda média do povo brasileiro. Aí está o caminho para sempre avançar.”
LER MAIS em MERCADO INTERNO: INOVAR PARA AVANÇAR, artigo de Paulo Cesar Bastos, publicado aqui no BeefPoint, MyPoint, 23/03/2010 e disponível no link adiante:
http://sites.beefpoint.com.br/mypoint/mercado-interno-inovar-para-avancar/
Paulo Cesar Bastos é engenheiro e produtor rural
Será muito bom escutar o Professor Carlos Viacava, criador do conceito Nelore Natural,no Zebu de Ponta a Ponta.
Muito interessante a abordagem da visao miope da Industria :
“…a longo prazo vai transformar nosso Pais na TERRA do TUCURA mundial…”
Parte da solução é Pavimentar, Duplicar ou quem sabe criar um Trem Bala que ligue a genética de Elite ás 100.000.000 de matrizes zebuinas do Brasil.
Muito bem colocado Carlos Viacava – de nada adianta ficar falando para o produtor tem é que se conhecer o mercado consumidor – cujo mercado tem diversos segmentos , desde a carne prime ate a base da piramide , que é a grande maioria e procura PREÇO – e os frigorificos se matam tentando vender nos distribuidores e supermercados pelo menor preço possivel para ser competitivo – e na exportaçao nao é diferente – para mim, o mercado brasileiro para a carne bovina já está bem abastecido, nao existe mais possibilidade de aumento de consumo , a nao ser que aconteça uma queda drastica nos precos que torne viavel competir com outras proteinas animais tipo frango porco etc – o que acho quase impossivel acontecer -o que precisariamos realmente seria a abertura de novos mercados de exportaçao – Japao USA Coreia Indonesia Taiwan …fortes mercados compradores …mas nao temos por enquanto ,infelizmente, condiçoes tecnicas e sanitarias de conseguir aprovaçoes para estes mercados -entao a luta vai continuar sem grandes alteraçoes , derrapando – o Brasil ate vendendo bem – dianteiros miudos (pouca venda de cortes do traseiro nossos preços ainda sao e vao continuar altos para o mercado internacional) mas precisaria vender mais e melhor para remunerar bem a cadeia produtiva – mas isto nao vai acontecer pelo menos nos proximos anos em funçao destas limitaçoes –
e como ultima analise de uma forma ou de outra foi positiva a depuraçao no mercado de frigorificos ,onde muitos fecharam, foram vendidos ou simplesmente faliram o que evitou uma alta no preço do boi pela disputa fraticida que havia pela compra – e talvez algo mais esteja por acontecer e alguem mais sair do mercado conforme os rumores que ouvimos por aí – de resto temos que ir SOBREVIVENDO e tentando achar uma saida -o produtor tentando vender melhor o seu produto para ter alguma rentabilidade – o frigorifico tentando comprar melhor sua materia prima que representa quase 80% do se custo – o publico consumidor tentando comprar a melhor carne o mais barato possivel – alguem aí se habilita a pelo menos dar uma pista para resolver esta equaçao? Comentarios sao sempre bem vindos.
Maktub…