O economista e presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Carlos Viacava, foi o mais votado na eleição que escolheu os cinco líderes empresariais do setor de pecuária em 2003. Foram distribuídas 130 mil cédulas para os assinantes do jornal Gazeta Mercantil e os votos apurados resultaram da escolha espontânea dos eleitores. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 1o, no Credicard Hall, em São Paulo, e será presidida pelo empresário Luiz Fernando Ferreira Levy, CEO do jornal.
Nesta eleição não existem pré-candidatos e são os leitores que escolhem os nomes de maior destaque. Os eleitos em cada categoria passam a integrar o Fórum permanentemente. Na cerimônia de entrega do prêmio será feita a passagem da presidência, do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, para o consultor de negócios Hermenn Wever, que exercerá o cargo até 2005 (o mandato é de dois anos).
O Fórum dos Líderes Empresariais é uma organização não-governamental criada em 1977 da qual fazem parte mais de mil empresários de 47 setores da economia. O objetivo é promover ações que visem o desenvolvimento do país e, para isso, são realizadas reuniões periódicas durante todo o ano. “Por meio do Fórum, os líderes mais eminentes de vários setores econômicos, membros desta organização, ocupam os espaços que a democracia abre para a sociedade civil. Deste modo, ajudamos a diminuir o número de erros ou omissões, ao lado dos acertos, que tem caracterizado o tipo de atuação dos governos depois da democratização do País”, ressalta Luiz Fernando Levy.
Em 2003, as discussões estão centralizadas em temas voltados para a retomada do crescimento do país. Em dezembro, será publicado o “Documento dos Mil”, com as recomendações e conclusões do Fórum. “Não esperava tamanha honraria, que devo dividir com meus companheiros de diretoria e com a equipe de profissionais da ACNB. Espero poder corresponder à confiança de todos nas discussões promovidas pelo Fórum de Líderes”, define Viacava.
Carlos Viacava é um nome presente na economia e pecuária brasileira. Formado em economia pela Universidade de São Paulo, foi professor de Economia Brasileira naquela faculdade, tendo passagens no Governo pelo Instituto Brasileiro do Café, Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda e Cacex. No setor privado foi diretor da Cia. Cacique de Café Solúvel.
Criador de nelore em Paulínia e Presidente Venceslau, Viacava foi fundador e presidente do Clube do Nelore Mocho. Atualmente é presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.
Fonte: Assessoria de imprensa da ACNB