O pecuarista Carlos Viacava é o novo presidente do Serviço de Informação da Carne (SIC), entidade sem fins lucrativos de âmbito nacional que valoriza a carne bovina e desenvolve ações de orientação e esclarecimento ao consumidor.
Viacava, que vem de uma vitoriosa trajetória à frente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, assume o SIC com o objetivo de impulsionar o consumo de carne bovina no País, estabilizado em torno de 35 kg/hab/ano. “Para isso, a união dos vários elos da cadeia da carne é fundamental. E o SIC conta com apoio de indústrias de insumos, pecuaristas e frigoríficos”, explica o dirigente, ressaltando a parceria fechada com a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), comandada pelo ex-ministro da Agricultura Marcus Vinícius Pratini de Moraes.
Pratini de Moraes, aliás, é o novo vice-presidente internacional do SIC. “Já provamos ao mundo que o Brasil está próximo de erradicar a febre aftosa, avança em rastreabilidade e não tem mal da vaca louca. Ganhamos a primeira etapa, mas precisamos enfrentar – e vencer – a segunda: a construção de marcas fortes de carne brasileira”, explica Pratini.
A esse trabalho no exterior, soma-se um agressivo projeto de marketing a ser feito nacionalmente, “vendendo melhor as qualidades da carne bovina para a população brasileira”, ressalta Carlos Viacava. O primeiro passo nesse sentido será a apresentação da cadeia da carne bovina na Expozebu, em maio, em Uberaba (MG), informa Jovelino Mineiro, diretor de marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e, agora, também vice-presidente de marketing do SIC.
Viacava também já tem pronta a campanha “Coma mais carne”, de caráter informativo, demonstrando aos brasileiros as diversas alternativas para colocar a carne no prato. “Precisamos fazer o básico: levar à população as qualidades e a diversidade apresentada pela carne bovina, alimento essencial para o organismo das pessoas”, assinala o novo presidente do SIC.
Para fortalecer ainda mais o papel do SIC, a direção da entidade foi estruturada com representantes de toda a cadeia produtiva. Além do presidente Carlos Viacava e dos vice-presidentes Marcus Vinicius Pratini de Moraes (internacional) e Jovelino Mineiro (marketing), a entidade conta com cinco diretores: José Paulo Cairolli, José Carlos Bumlai, Constantino Ajimasto Jr., Celso Freitas e Abdo Carim Suleiman Jr. Também foram empossados os membros do Conselho Deliberativo (Adriano Rubio, Alexandre Martins, Alice Ferreira, Amauri Gouveia, Antenor Nogueira, Belarmino Iglesias Filho, Cristina Lombardi, Fábio Savoldi, Guus Laeven, José Luis Tejon Megido, Juliano Sabella, João Gilberto Bento, Miguel Graziano Russo, Orestes Prata Tibery Jr., Ovídio Carlos Brito, Roberto Barcellos, Sérgio Morgules e Vincent L’Henaff) e os componentes do Conselho Fiscal (Eduardo Alberto, Fernando Prado e Márcia Barcellos).
Fonte: Assessoria de imprensa do SIC