CEPEA: Diferença entre valores da arroba e da carne aumenta em 2016
18 de agosto de 2016
USDA aumentou estimativas de importação de carne bovina em 2016 e 2017
19 de agosto de 2016

Carne bovina americana aumenta participação no mercado do Japão

Os exportadores de carne bovina dos Estados Unidos continuam ganhando participação de mercado à medida que concorrem com a Austrália pela dominância no Japão, apesar das tarifas favoráveis que os produtores australianos possuem nesse mercado.

Os envios de carne bovina americana ao Japão aumentaram em 12% em volume e em 5% em valor, para US$ 707,2 milhões durante os primeiros seis meses do ano, reportou a Federação de Exportações de Carnes dos Estados Unidos (USMEF).

Os produtores dos Estados Unidos, assim como os demais fornecedores, pagam uma tarifa de 38,5% sobre as exportações de carne bovina ao Japão. Os produtores australianos pagam 30,5% de tarifa pela carne resfriada e 27,5% pela carne congelada, graças ao Acordo de Parceria Econômica Japão-Austrália, que entrou em efeito no começo de 2015.

O Japão é um dos principais importadores de carne bovina do mundo e importou quase 500.000 toneladas de carne bovina fresca e congelada em 2015, de acordo com dados publicados em 2016 pelo AHDB, do Reino Unido. Entre eles, Estados Unidos e Austrália são responsáveis por cerca de 90% das importações de carne bovina do Japão.

Apesar da diferença nas condições de mercado, os Japoneses importaram 50% mais carne bovina resfriada dos UA nos últimos seis meses. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse que a participação de mercado da Austrália caiu em 5% até agora em 2016, representando agora pouco mais de 52%.

A indústria de carne bovina dos Estados Unidos está pedindo pela ratificação urgente do Tratado Trans-Pacífico (TPP), para deixarem de ter essa desvantagem competitiva.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.