Valor Nutritivo de silagens produzidas com milho fisiologicamente imaturo para gado de corte
1 de agosto de 2003
CPI das Carnes ouve primeiros depoimentos no RS
5 de agosto de 2003

Carne bovina australiana será prejudicada pelo aumento da tarifa de importação no Japão

As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão foram atingidas a partir de hoje quando o Governo japonês anunciou um aumento de sua tarifa de importação de carne bovina, que passou de 38,5% para 50% a partir de sexta-feira (primeiro de agosto).

O gerente geral para planejamento econômico e serviços de mercados do Meat and Livestock Austrália (MLA), Peter Barnard, disse que, apesar de a decisão ter sido antecipada, ele estava desapontado em ver o aumento da tarifa japonesa.

“A decisão tomada pelo governo japonês prejudicará todos os envolvidos com o comércio de carne bovina do Japão. Isso prejudicará não somente os produtores e exportadores de carne da Austrália, mas também, os atacadistas, varejistas e operadores de foodservice para quem os negócios de carne bovina ainda estão se recuperando após a descoberta de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Japão em setembro de 2001”.

No entanto, Barnard disse que os mais prejudicados mesmo serão os consumidores japoneses. “Nós previmos que o aumento da tarifa aumentará os preços de carne bovina no varejo no Japão, e reduzirá o consumo. Os resultados de uma recente pesquisa divulgada pela Associação de Foodservice do Japão revelaram que 84% dos consumidores japoneses não apóiam o aumento de tarifa determinado pelo governo do país”.

Barnard disse que o aumento da tarifa de importação de carne bovina no Japão virá em um momento em que o fornecimento de todos os tipos de carnes no país está limitado – sua produção doméstica de carne bovina é baixa, sua tarifa de importação de carne suína também aumentará e as importações de carne de frango da China foram proibidas.

Apesar de o governo do Japão estar agindo conforme seus direitos legais determinados no Acordo de Salvaguardas à Carne Bovina do Japão da Ronda do Uruguai, Barnard disse que esta medida não está coerente com o espírito do acordo.

“Esta medida foi designada para proteger os produtores de carne bovina do Japão de um grande aumento nas importações; não foi designada para ser introduzida nesta situação, quando as importações estão se recuperando de uma severa redução no mercado e simplesmente retornando aos níveis normais”.

O gerente do MLA disse que, apesar de os volumes de carne bovina resfriada importada pelo Japão estarem 34% maiores do que os níveis importados no ano passado, forçando o desencadeamento do aumento da tarifa, ainda estão 21% mais baixos que os volumes importados pelo Japão antes do surgimento de EEB no país. “A indústria e o governo lutaram duramente para convencer o governo japonês que este aumento não era justificado”.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.