As exportações de carne de Mato Grosso em 2022, Estado com o maior rebanho de bovinos do Brasil concentrando 14,6% do efetivo nacional, foram suficientes para alimentar 20 milhões de pessoas, segundo cálculo do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec).
Ao todo, foram embarcadas 489,4 mil toneladas de carne bovina de Mato Grosso para o mercado internacional no ano passado. A estimativa feita pela Sedec converte o volume de carne em grãos-equivalentes, chegando a uma média de 6,8 milhões de toneladas – o suficiente para alimentar uma população sete vezes superior à existente no Estado hoje.
Nos últimos 10 anos, a exportação de carne bovina de Mato Grosso cresceu em média 220% e as estimativas, segundo o governo estadual, é de um aumento de 11% a cada ano, podendo chegar a marca de US$ 3,7 bilhões este ano.
“Os rebanhos também devem crescer 2% ao ano e, até 2026 o Estado atingirá a marca de 36 milhões de cabeças de gado. Esses números impactam a vida do mato-grossense, já que o maior rebanho do mundo gera empregos e renda para a população”, comenta, em nota, o coordenador do DataHub MT, Vinicius Hideki Kitagaki.
Fonte: Globo Rural.