BNDESPar reduz participação na JBS às vésperas de assembleia sobre listagem em NY
21 de maio de 2025
Estudo aponta marcadores moleculares relacionados à qualidade da carne em bovinos Nelore
21 de maio de 2025

Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) foram convidadas para o “Comércio Sustentável de Carne Bovina China-Brasil”, realizado nesta terça-feira (20.5) durante a Exposição SIAL de Xangai, um dos maiores encontros globais do setor de alimentos. 

A iniciativa foi promovida pela Câmara de Importadores e Exportadores Chineses de Produtos Agrícolas, Agropecuários e Alimentos (CFNA), órgão equivalente à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com vínculo institucional ao Ministério do Comércio da China.

A participação mato-grossense teve como foco reforçar a imagem da carne produzida no estado como uma das mais sustentáveis e eficientes do mundo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, o Imac passou por uma reestruturação para fortalecer sua missão de promover comercialmente a carne de Mato Grosso no cenário internacional, alinhado às diretrizes federais de sanidade animal e às políticas da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).

“O Imac é uma equipe pequena, mas gigante, que trabalha dia e noite para mostrar que a carne de Mato Grosso é sustentável, saborosa, tem ótimo custo-benefício e baixo impacto ambiental”.

A presença do Imac, liderado por seu presidente Caio Penido, foi marcada por um discurso enfático sobre o compromisso do setor com práticas sustentáveis e respeito ao meio ambiente. Penido, que também é produtor rural, destacou o diferencial brasileiro no manejo responsável e a importância de preservar a biodiversidade dentro das propriedades, conforme exige o Código Florestal Brasileiro.

“Essa é uma proteína sagrada, que ajudou a civilização a se desenvolver. O Brasil tem um modelo único: produz com respeito ao gado, à terra e à floresta. É essa história que viemos contar à China, nossa parceira estratégica”, disse Penido.

Durante o encontro, a CFNA reconheceu o Brasil como fornecedor confiável de carne de alta qualidade, ressaltando o potencial de crescimento do consumo no país asiático, que hoje é de cerca de 7 kg per capita — bem abaixo dos mais de 20 kg no Brasil. O evento reforçou que a cadeia de suprimentos entre China e Brasil é crucial não só para a cooperação bilateral no setor agropecuário, mas para a estabilidade e desenvolvimento sustentável do mercado global de carne bovina.

Miranda também lembrou que a exigência chinesa por carne de animais mais jovens — o chamado “boi China” — impulsionou investimentos em genética, maior eficiência produtiva e liberação de milhões de hectares para agricultura, sem necessidade de desmatamento.

“Mato Grosso pode dobrar sua produção nos próximos dez anos sem derrubar uma árvore. Isso é segurança alimentar com sustentabilidade para o mundo”, concluiu o secretário.

Fonte: Midia News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *