Nos Estados Unidos, uma investigação sobre um surto de E. coli ligado ao lanche Quarter Pounder do McDonald’s descartou a carne bovina como fonte da contaminação. Agora, a análise se concentra nas cebolas usadas na preparação dos hambúrgueres. As ações do McDonald’s tiveram alta de 1,02% no pré-mercado em Nova York.
O Departamento de Agricultura do Colorado finalizou os testes nas carnes dos hambúrgueres coletados em lojas do McDonald’s associadas ao surto e todos os resultados foram negativos para E. coli. As autoridades locais decidiram suspender a coleta de novas amostras de carne.
Os representantes do McDonald’s aguardam os resultados dos testes das cebolas suspeitas. A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) também está coletando amostras de cebola para análise, enquanto prossegue com a investigação para determinar a causa exata do surto.
Até o momento, o surto relacionado ao Quarter Pounder infectou 75 pessoas e resultou em uma morte em 13 Estados. Em resposta, o McDonald’s retirou o lanche das áreas afetadas e coopera com as agências reguladoras. A rede planeja retomar a venda do Quarter Pounder nas regiões afetadas, porém sem o uso de cebolas frescas.
Na última sexta-feira, o McDonald’s suspendeu as compras de cebolas de uma instalação da Taylor Farms no Colorado, fornecedora dos lotes suspeitos. A Taylor Farms já recolheu suas cebolas fatiadas de Colorado Springs, embora seus testes iniciais não tenham detectado vestígios de E. coli.
O surto impactou negativamente o fluxo de clientes nas lojas da rede nos EUA, com uma queda de quase 5% no movimento geral e mais de 10% nos Estados afetados: Colorado, Kansas, Utah e Wyoming. O Colorado teve a maior redução, com uma queda de mais de 22% no tráfego de clientes. Desde o anúncio do caso, as ações do McDonald’s caíram cerca de 7%. Os resultados do terceiro trimestre da empresa devem ser divulgados em breve.
Fonte: Estadão.