Segundo informações fornecidas pelo Glenn Grimes e pelo Ron Plain, da Universidade de Missouri, as importações de carne bovina dos Estados Unidos aumentaram 5% no período de janeiro a maio deste ano, comparado com o mesmo período do ano anterior. As exportações de carne bovina do país para este mesmo período caíram cerca de 14%. Os preços fortes do gado bovino e o fortalecimento relativo do dólar norte-americano com relação à maioria das outras moedas, são provavelmente os dois principais motivos dessa mudança comercial.
A quantidade total de bovinos vivos importados aumentou 18,4% de janeiro a maio deste ano. Entretanto, as importações de animais pesando menos do que 700 libras (317,5 quilos) cresceu menos do que 13% nesse período. Isso sugere que uma porção substancial do aumento dos animais vivos importados foram do Canadá. As exportações do Canadá para os Estados Unidos, até o meio de julho, foram cerca de 26% maiores, comparadas com o ano anterior. Cerca de 62% dessas importações dos EUA foram de novilhos e novilhas, e outros 21% foram de vacas e touros.
A demanda por carne bovina continua forte
A demanda por carne bovina pelos consumidores norte-americanos continua mostrando um forte crescimento nos Estados Unidos. De janeiro a junho deste ano, a demanda foi 3% maior do que o estimado anteriormente. Se a indústria conseguir manter esse crescimento até o final do ano, o nível da demanda por carne bovina em 2001 estará quase 10% acima dos níveis observados em 1998, certamente uma grande mudança de direções. Entre 1985 e 1998, a demanda por esse produto declinou mais de 27%, com uma média de 2% ao ano.
A lentidão da economia dos Estados Unidos neste ano mostrou, de maneira geral, pouco impacto negativo na demanda por carne bovina. A demanda por novilhos vivos de janeiro a junho não foi tão boa quanto à de carne bovina. A estimativa média da demanda por novilhos vivos para os primeiros 6 meses do ano de 2001 mostrou um declínio de 1,7%. Entretanto, devido ao comércio exterior e ao crescimento populacional no país, a demanda por animais vivos foi cerca de 2% menor em 2000, quando comparado com o ano de 1985.
fonte: AgWeb, adaptado por Equipe BeefPoint