China vê risco alto, mas há avanço em produção de vacina contra peste suína
12 de setembro de 2019
Ministério analisa inscrições da segunda edição do Selo Mais Integridade
13 de setembro de 2019

Carne Charolês Certificada – Guia de marcas de carne de qualidade

Categoria: Selo de certificação

O Charolês, pelas suas qualidades na produção de carne de qualidade, sempre foi destaque mundial neste setor. Américas, Europa, África, Oceania, entre outros, tem a raça Charolesa como destaque quando se fala em carne bovina. No Brasil nunca foi diferente, o que faltava era identificar esta carne para o consumidor.

A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC), sempre teve como objetivo criar o Programa de Carne Charolês Certificada. No entanto, apesar do Charolês estar no Brasil desde 1885, somente em 2013 o Projeto CARNE CHAROLÊS CERTIFICADA começou a ganhar forma.

A carne é o produto final dos investimentos em genética e do ambiente (sistema de produção) e é a sua qualidade que irá valorizar os investimentos realizados pela entidade (ABCC) e seus criadores. Foi o Presidente da ABCC, na época, Joaquin Villegas que contratou o engenheiro agrônomo Eldomar Renato Kommers para desenvolver o projeto e buscar sua implementação.

Inicialmente, tentaram-se algumas investidas de implantação no Rio Grande do Sul, inclusive com um Projeto Piloto no Frigorífico Silva de Santa Maria/RS, com a atuação da médica veterinária Thais Lavarda por um período de 60 dias (dezembro de 2013 a janeiro de 2014) com o acompanhamento dos abates e simulação da operacionalização do programa, mas infelizmente o projeto não prosseguiu.

Em junho de 2014 foi assinado o primeiro contrato com um frigorífico parceiro para o início do projeto, o Frigorífico Verdi de Pouso Redondo/SC. Os abates iniciaram realmente em final de novembro de 2014 (24/11/2014), com o abate de 09 novilhas cruzadas com Charolês e vem seguindo até os dias atuais esta parceria.

A legalização

Por determinação do Ministério da Agricultura (MAPA), em 2015 foi necessário protocolar o programa de Carne Charolês Certificada na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), delegada, pelo mesmo, para administrar os programas de carne com relação com as raças bovinas criadas no Brasil.

A partir deste protocolo, constituiu-se um Memorial Descritivo do programa, um Manual Operacional (POP), além de outros procedimentos que assegurassem o cumprimento da qualidade e garantias oferecidas no programa, bem como, a assinatura de contratos com as entidades, acerto de repasses de valores e assim, todos os procedimentos exigidos para que o programa de carne Charolês estivesse dentro das especificações legais exigidas pelos órgãos governamentais.

A partir deste protocolo ficou definido como primeira estrutura de funcionamento do programa, o criador Dr. Gilmar Kruger como diretor do programa pela diretoria da ABCC, o engenheiro agrônomo Eldomar Renato Kommers como coordenador e responsável técnico e a médica veterinária Caroline Consoni como certificadora autônoma.

Frigorifico Arvoredo

Em novembro de 2018 o programa iniciou uma fase piloto com o Frigorífico Arvoredo de Xanxerê (SC), buscando ampliar sua atuação e criar uma condição para o oeste de Santa Catarina, tanto para fornecedores como para os consumidores da região. O projeto está em plena evolução e em um processo de estruturação de um modelo de atuação, dentro das garantias oferecidas pelo programa para sua continuidade e evolução.

Contatos:

https://www.instagram.com/carnecharoles.certificada/

Facebook.com/carne.certificada/

https://charoles.org.br/programa-carnes-charoles-certificada

Fonte: Carne Charolês Certificada.

Os comentários estão encerrados.