Categoria: Selo de certificação
O Charolês, pelas suas qualidades na produção de carne de qualidade, sempre foi destaque mundial neste setor. Américas, Europa, África, Oceania, entre outros, tem a raça Charolesa como destaque quando se fala em carne bovina. No Brasil nunca foi diferente, o que faltava era identificar esta carne para o consumidor.
A Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC), sempre teve como objetivo criar o Programa de Carne Charolês Certificada. No entanto, apesar do Charolês estar no Brasil desde 1885, somente em 2013 o Projeto CARNE CHAROLÊS CERTIFICADA começou a ganhar forma.
A carne é o produto final dos investimentos em genética e do ambiente (sistema de produção) e é a sua qualidade que irá valorizar os investimentos realizados pela entidade (ABCC) e seus criadores. Foi o Presidente da ABCC, na época, Joaquin Villegas que contratou o engenheiro agrônomo Eldomar Renato Kommers para desenvolver o projeto e buscar sua implementação.
Inicialmente, tentaram-se algumas investidas de implantação no Rio Grande do Sul, inclusive com um Projeto Piloto no Frigorífico Silva de Santa Maria/RS, com a atuação da médica veterinária Thais Lavarda por um período de 60 dias (dezembro de 2013 a janeiro de 2014) com o acompanhamento dos abates e simulação da operacionalização do programa, mas infelizmente o projeto não prosseguiu.
Em junho de 2014 foi assinado o primeiro contrato com um frigorífico parceiro para o início do projeto, o Frigorífico Verdi de Pouso Redondo/SC. Os abates iniciaram realmente em final de novembro de 2014 (24/11/2014), com o abate de 09 novilhas cruzadas com Charolês e vem seguindo até os dias atuais esta parceria.
A legalização
Por determinação do Ministério da Agricultura (MAPA), em 2015 foi necessário protocolar o programa de Carne Charolês Certificada na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), delegada, pelo mesmo, para administrar os programas de carne com relação com as raças bovinas criadas no Brasil.
A partir deste protocolo, constituiu-se um Memorial Descritivo do programa, um Manual Operacional (POP), além de outros procedimentos que assegurassem o cumprimento da qualidade e garantias oferecidas no programa, bem como, a assinatura de contratos com as entidades, acerto de repasses de valores e assim, todos os procedimentos exigidos para que o programa de carne Charolês estivesse dentro das especificações legais exigidas pelos órgãos governamentais.
A partir deste protocolo ficou definido como primeira estrutura de funcionamento do programa, o criador Dr. Gilmar Kruger como diretor do programa pela diretoria da ABCC, o engenheiro agrônomo Eldomar Renato Kommers como coordenador e responsável técnico e a médica veterinária Caroline Consoni como certificadora autônoma.
Frigorifico Arvoredo
Em novembro de 2018 o programa iniciou uma fase piloto com o Frigorífico Arvoredo de Xanxerê (SC), buscando ampliar sua atuação e criar uma condição para o oeste de Santa Catarina, tanto para fornecedores como para os consumidores da região. O projeto está em plena evolução e em um processo de estruturação de um modelo de atuação, dentro das garantias oferecidas pelo programa para sua continuidade e evolução.
Contatos:
https://www.instagram.com/carnecharoles.certificada/
Facebook.com/carne.certificada/
https://charoles.org.br/programa-carnes-charoles-certificada
Fonte: Carne Charolês Certificada.