Numa iniciativa da ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, em parceria com a Serrrana Nutrição Animal e com a colaboração do Frigovira e os Supermercados Andorinha, com a presença do Exmo Sr. Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Dr. Marcus Vinicius Pratini de Moraes, do presidente da ACNB, Dr. Carlos Viacava, do diretor da Serrana, Dr. Paulo César Martins Tinoco e demais autoridades, foi lançada oficialmente em 14 de setembro passado a grife Nelore Natural, “o boi de capim”.
Segundo a ACNB, a disseminação do Nelore por todo o território nacional consolidou um sistema de produção de carne bovina único no mundo, pelo tamanho e abrangência territorial do rebanho, pela diversidade climática, pela capacidade de absorção de outras raças, por sua fertilidade e resistência às doenças, por sua eficiência alimentar em regime de pasto e o baixo custo de produção de carne magra e saudável. Graças ao Nelore e à Braquiária, o Brasil possui o sistema de produção de carne bovina mais sustentável do mundo. O programa busca ainda uma mudança nas relações de mercado e uma remuneração diferenciada pela qualidade. É fundamental que o produtor moderno de alimentos, qualifique seu produto para atender um consumidor cada vez mais exigente em relação à origem, segurança e qualidade dos alimentos que consome.
Produção
Rondônia foi o Estado escolhido para iniciar a produção de carne Nelore Natural, graças a um sistema eficiente de produção a pasto e rigor no controle sanitário. Os produtores de carne do programa assinaram um termo de responsabilidade mediante o qual comprometem-se a seguir o manual de qualidade ACNB.
Segundo o Frigovira, que opera três unidades na região, com uma produção inicial de 300 animais em média por semana, os mesmos podem chegar a ofertar até 8 mil cabeças/mês.
Produto
A carne “Nelore Natural”, é um produto de qualidade controlada pela ACNB que garante as seguintes especificações:
* A carne é procedente de animais da raça Nelore, criados a pasto, que podem ter passado por um período limitado de confinamento ou semi-confinamento;
* O criador se responsabiliza pela não utilização de alimentos de origem animal e outros produtos proibidos por lei, inclusive implantes hormonais;
* O criador adota as recomendações relativas ao bem estar do animal;
* Os frigoríficos são aprovados pelo Serviço de Inspeção Federal e previamente habilitados pela ACNB; e,
* Os estabelecimentos de varejo seguem as normas e recomendações da vigilância sanitária e preservam a identidade da carne Nelore Natural.
Varejo
O selo Nelore Natural contempla os cortes nobres e também os destinados às camadas populares. Músculo e coxão mole, por exemplo, cortados e embalados.
Espera-se que esta iniciativa possa desencadear um efeito dominó na cadeia da carne. Segundo o Supermercado Andorinha, “ninguém mais vai querer carne de abates clandestinos, e o varejo poderá perceber a demanda reprimida por qualidade, em todas as camadas da população”.
Parceiros
A ACNB continuará indo a campo para alinhar mais criadores em torno da produção de carne de qualidade. Aqueles criadores de Nelore que possam fornecer bois criados a pasto sem anabolizantes, com suplementação mineral e dieta à base de vegetais, sem rocha fosfática moída, uréia agrícola, fertilizantes químicos e dejetos animais, o programa NELORE NATURAL “o boi de capim”, é uma iniciativa da maior importância para transformar a carne bovina de pura commodity em um produto com marca, padrão e qualidade, e assim, atender as expectativas de seu maior aliado, “O CONSUMIDOR”.
1 Comment
Concordamos que a raça nelore é ímpar em adaptabilidade no Brasil. Só não entendo a discriminação na Europa, desta raça formidável, dizendo ser o Brasil o país das vacas brancas.