Carnes com a marca Nelore-Natural, da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), já pode ser encontrada nos supermercados, após 2,5 anos de negociações e trabalho. O primeiro a comercializar a carne com o selo da associação é o hipermercado Andorinha, de São Paulo, que irá colocar em suas prateleiras 200 toneladas de carne com o selo por mês.
O presidente da ACNB, Carlos Viacava, no entanto, informa que o produto poderá ser comercializado por outras redes de supermercados. Segundo ele, o preço da carne bovina vendida no supermercado Andorinha não será diferenciado. “Quem determina o preço para o consumidor é o Andorinha e quem fixa os preços do boi gordo e da carne vendida pelo frigorífico – Frigoriva, parceiro da ACNB no abate dos animais que recebem o selo – é o mercado.” Viacava garantiu que a ACNB não irá interferir nos preços.
Já foram feitos investimentos de cerca de R$ 2 milhões no projeto da criação do selo Nelore-Natural, entre abates técnicos e promoções da ACNB. Os próximos passos da associação em relação à divulgação do novo selo é a certificação do produto e a rastreabilidade. “A certificação pode começar a ser feita pelo Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de São Paulo (Fundepec), entidade que congrega os pecuaristas, e o rastreamento fica possível em cima de um caso concreto como esse.”
Fonte: Gazeta Mercantil (por Alexandre Inácio), adaptado por Equipe BeefPoint