O frango deverá superar o boi como a carne mais consumida no mercado brasileiro em três anos. De acordo com relatório do consultor José Carlos Teixeira, a partir de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e dos produtores, o consumo per capita de frango no Brasil neste ano será de 33,78 kg. O de carne bovina, de 36,63 kg, ou seja, um consumo ainda superior de 2,85 kg. No entanto, essa margem tem caído desde meados da última década. Em 1970, por exemplo, o consumo per capita de frango no país era de 2,30 kg por ano. A média de consumo da carne bovina fora de 22,80 kg/habitante.
O grande salto ocorreu a partir de 1994. Naquele ano o consumo por habitante foi de 18,30 kg de carne frango, contra 34,10 kg da bovina. Em 1995, com melhora na renda da população, o consumo subiria para 23,30 kg de carne frango/ano, acompanhada também de um maior consumo de carne bovina, que chegaou a 36,30 kg per capita. Depois de atingir um pico em 1996, com o consumo médio de 38 kg, as vendas internas de carne bovina retrocederiam nos anos seguintes, oscilando entre 35 e 36,6 kg.
O mesmo não aconteceu com o frango. O consumo per capita sobe de forma contínua desde 1986, deu um salto nos biênios 1994 e 1995 e 1998 e 1999 para chegar à projeção atual de 33,78 kg para 2002.
De acordo com analistas, existem duas explicações para o fenômeno: a vantagem de preço em relação à carne bovina e ganho de produtividade e o barateamento de custos de produção, que teriam sido repassados ao consumidor, resultando em menores preços.
Mesmo com o mercado brasileiro estagnado há três anos, a pecuária de corte conseguiu manter os preços internos ao destinar o excedente de produção à exportação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, aponta que, entre julho de 1994 e setembro deste ano, o aumento acumulado nos preços da carne bovina chegou a 89,5%, contra alta de 72,8% no do frango.
“Considero inevitável essa reviravolta (do consumo de frango ser superior ao de carne no Brasil). Nos principais mercados mundiais isso já aconteceu”, diz o diretor da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Ênio Marques. Uma das evidências apontadas por ele é a de que a produção interna de carne de frango, de 7,2 milhões de toneladas, será praticamente a mesma da de carne bovina este ano. A produção mundial é prevista em 60 milhões de toneladas de carne bovina e de 70 milhões de carne de frango.
Fonte: Folha de S.Paulo (por José Alan Dias e Mauro Zafalon), adaptado por Equipe BeefPoint